Tratamento Quiroprático
As técnicas quiropráticas atendem os mais diversos públicos. Gestantes e bebês, idosos, atletas, todos podem ser atendidos pois existem muitas técnicas que abrangem até as mais complexas condições e limitações do paciente.
Quiropraxia no Atendimento de Idosos
A Quiropraxia pode trazer diversos benefícios às pessoas na melhor idade.
Conhecida como a fase da vida que começa após os 60 anos, é nesse período da vida que os processos de envelhecimento se acentuam e o corpo humano passa por algumas transformações, dentre elas: alterações físicas, mentais e nas funções metabólicas, mudanças comportamentais, perceptivas e sentimentais.
Para que essa fase não seja temida, é importante que o idoso consiga se adaptar as mudanças e transformações próprias processo do envelhecimento.
Vários indivíduos apresentam doenças crônicas articulares e musculares e é frequente que apresentem outras doenças, como diabetes, colesterol alto e osteoartrose. Se adaptar a esses processos pode ser trabalhoso, mas não impossível.
Por aprimorar a adaptação dos idosos em seu ambiente, a quiropraxista pode auxiliar através do alívio de dores, gerando o aumento da amplitude de movimento, do equilíbrio e coordenação através dos procedimentos que são realizados. Além disso é possível retardar a degeneração articular e melhorar a consciência corporal, diminuindo-se assim a incidência de quedas e batidas.
A Quiropraxia se torna eficaz porque trata diretamente as anormalidades da coluna vertebral, demais articulações e as estruturas dos tecidos moles circundantes, fornecendo benefícios surpreendentes e com um excelente histórico de segurança, eficácia e promoção de bem-estar.
Quiropraxia no Atendimento de Gestantes e Bebês
As mamães costumam sofrer durante o período gestacional e podem sentir dores por até dois anos após o parto.
Isso ocorre devido à sobrecarga articular que sofrem pelo aumento do peso, pelas mudanças estruturais em seu eixo de equilíbrio e pela hiperlordose fisiológica que formam na coluna lombar durante essa fase.
As articulações passam a ficar mais instáveis em função das influências dos hormônios, pois eles permitem maior elasticidade e uma abertura maior da pelve para que o bebê possa passar pelo canal vaginal.
O tratamento quiroprático durante a gestação pode favorecer um parto mais tranquilo, melhorar a qualidade de vida das gestantes, e também acelerar a recuperação pós parto.
Além disso pode reduzir as dores nas costas durante a gravidez
Reduzir a pressão intrauterina e a posição invertida do bebê
Reduzir a hora, a dor e a utilização de medicamentos
Reduzir o risco de injúrias com o bebê
O parto é o primeiro trauma pelo qual a criança passa.
Muitas vezes o bebê precisa se torcer e até necessitar de auxílio para que o nascimento se complete. Esse trauma, principalmente na cervical pode trazer algumas consequências e desequilíbrios.
Se depois do parto o bebê for avaliado por um quiropraxista, ele tenderá a crescer e se desenvolver com mais saúde e livre de subluxações (desalinhamentos articulares) que ocorrem devido ao próprio nascimento.
Observa-se uma diminuição de cólicas e do refluxo após o atendimento quiroprático.
É comum haver uma melhora de sintomas, tais como cólicas, dores de ouvido, enurese, dores de garganta persistente, alergias, distúrbios do sono e má amamentação após o recebimento de uma avaliação quiroprática.
Na aprendizagem da deambulação, cair da própria altura, brincar, pular, correr, e futuramente carregar uma mochila nas costas pode causar alterações na coluna vertebral, muitas vezes sem apresentarem sinais visíveis, mas que trazem desconforto e alteram a capacidade fisiológica de recuperação.